O que é uma palavra-chave? Como classificar palavras-chave?
Ao ler um texto das disciplinas sociais, ou outros textos como uma crônica, um artigo ou um fragmento dissertativo, o leitor deve procurar sempre a palavra que marca a ideia principal de cada parágrafo. Mesmo que ache uma expressão significativa, o leitor poderá perceber que há uma palavra que se destaca como referência do argumento principal ali abordado. Essa palavra é o que chamamos de palavra-chave.
É em torno dessa palavra que se desenvolve toda a argumentação. Por isso, marcá-la em cada parágrafo permitirá que o leitor visualize também as informações hierarquicamente ligadas a ela.
Mas o que é uma palavra-chave?
Uma palavra-chave é um termo que resume a ideia central de um texto, ou seja, abarca em sua significação os temas principais de um texto. As palavras-chave são de grande valia para identificar o assunto.
Identificar a palavra-chave é fácil. Após fazer a leitura do primeiro parágrafo, o candidato poderá se fazer a seguinte pergunta:
“Sobre o que se fala nessa passagem”?
Assim, perceberá que sua atenção o direcionará a um ponto específico de tal fragmento.
Hashtag & palavras-chave.
Palavras-chave e Hashtag tem algo em comum. Hashtag é uma expressão bastante comum entre os usuários das redes sociais, na internet. Consiste em uma palavra-chave antecedida pelo símbolo #, conhecido popularmente no Brasil por "jogo da velha" ou "quadrado". Para concentrar a informação e facilitar a compreensão do texto, uma segunda pergunta poderá ser feita: “o que se fala sobre a palavra-chave?” Com isso poderá anotar a ideia que gira em torno dela e que representa uma espécie de síntese daquele parágrafo.
IDEIAS-CHAVE
O que é Ideia-chave?
É (são) a(s) Ideia(s) principal(ais) de uma leitura, que juntas formarão uma síntese (um resumo) de um determinado texto. Ideia principal ou mais importante.
Como achar a ideia principal de um texto?
Comece sublinhando as ideias principais, selecione as palavras-chave que identificar no texto e parta para o resumo. Atente-se ao fato de que resumir não é copiar partes, mas sim fazer uma indicação, com suas próprias palavras, das ideias básicas do que estava escrito.
Para concentrar a informação e facilitar a compreensão do texto, uma segunda pergunta poderá ser feita:
“O que o texto fala sobre a palavra-chave”?
Com isso, poderá anotar a ideia que gira em torno dela e que representa uma espécie de síntese daquele parágrafo. Esse segundo momento da avaliação das informações, chamamos de ideia-chave. Para facilitar o leitor pode pontuar as ideias centrais, esquematizar, sintetiza (resume) ou parafraseia com um novo texto.
Ao final da leitura do texto, O LEITOR terá um panorama visual eficiente do assunto ministrado pelo professor. Assim, a leitura se torna mais dirigida, mais concentrada, além de dinamizar a identificação de qualquer ponto abordado com maior rapidez. Vale a pena, sim, se servir de tal ferramenta para alcançar maior excelência em questões de interpretação de textos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário